Planeje os seus testes de software e não morra na praia

Tudo que você sempre quis saber sobre teste de software mas teve vergonha de perguntar  - Emerson Rios & Ricardo Cristalli

Quando decidimos escrever este livro sobre teste de software, a ideia que nos veio à mente foi de criar algo novo, diferente dos livros já existentes sobre este assunto. Uma das reclamações que normalmente recebemos como autores, professores e consultores de teste de software tem sido a forma como as informações são passadas. Um gerente ou um líder de projeto, normalmente não tem tempo para ficar pesquisando em livros as informações que precisa. Por outro lado, a informação, quando encontrada, é apresentada de uma forma complexa e muitas vezes inacessível para um acesso rápido. Por exemplo, o livro Base de Conhecimento em Teste de Software foi escrito para ser usado nos exames de certificação da ALATS, porém não raro o encontramos nas mesas de gerentes e líderes de projeto, ou outros técnicos, que buscam informações gerenciais. O livro Gerenciando Projetos de Teste de Software, no qual também aparecemos como autores, é direcionado exclusivamente para gerentes de projetos. Ou seja, havia um vácuo a ser preenchido, que seria exatamente o ambiente de planejamento dos testes. Por outro lado, achamos que seria importante criar um livro que fosse uma leitura leve, que permitisse aos interessados não somente consulta-lo, mas sim usa-lo como um documento de leitura nos seus momentos de folga, ou melhor, entre um projeto e outro, ou quem sabe, até mesmo na praia, num momento de relaxamento.

Um livro leve, de fácil leitura, não significa que é um documento superficial. Nós nos preocupamos em passar por todos os tópicos importantes que envolvem o planejamento nos projetos de teste de software. Desta forma, tomamos como objetivo o Plano de Teste, instrumento básico de planejamento desses projetos, e abordamos numa linguagem acessível tópicos como:
Processo
Planejamento
Equipe
Documentação
Ambiente
Estimativas.
Além disso, o livro tem um anexo sobre a história do teste de software no Brasil e no mundo e uma visão rápida sobre teste ágil. Achamos melhor esta abordagem do que incluir um capítulo sobre metodologia de teste.

Edição Gráfica: Imagem Art Studio
Revisão: Sandra Rios
Emerson Rios  & Ricardo Cristalli,
1a Edição - Niterói - Imagem art studio, 2013.
No. 173 pp.
ISBN:978-85-99479-35-3

Compre este livro aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário